Como configurar várias sub-redes com VLAN tag-based?
Com um switch com suporte a VLAN, podemos adicionar uma tag na VLAN para a estrutura de clientes LAN, dessa forma, podemos distinguir os clientes LAN e separá-los em outra sub-redes LAN. Este documento apresenta como configurar várias sub-redes no roteador Vigor com VLAN baseada em tag, e como fazer a instalação de um switch para funcionar com o roteador Vigor.
Configurando o roteador
1.Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.
(Nota: É aconselhável deixar uma VLAN sem tag, assim o roteador será sempre acessível aos dispositivos que não utilizem VLAN).
A configuração acima implica que o tráfego não marcado das portas LAN pertencem a LAN 1, e a porta 2 permite tráfego com tag, onde o tráfego com a tag ”8” irá pertencer a LAN2. O identificado como “9” e irá pertencer a “LAN3” e o “10” irá pertencer a LAN4.
2.Vá em LAN >> General Setup, verifique o Status da LAN2, LAN3 e LAN4 para habilitá-los e, então, clique em OK para salvar as configurações e reiniciar o roteador.
Os detalhes das configurações de rede e servidor DHCP podem ser editados clicando em “Details
Page”.
Configurando o Vigor Switch
3.Vá em VLAN >> VLAN Membership para criar as VLAN no switch. Exceto a VLAN “default”, adicione 3 novas VLANs de acordo com o VID utilizado na configuração de VLAN do roteador Vigor.
4.Vá em VLAN >> Ports para configurar o tipo de porta.
a.Para a porta que vai se conectar ao roteador (Porta 1, nesse exemplo) em Port Type selecione a opção “S-Custom port” ou “C-port”, e em Egress Rule selecione “Trunk” para que a Tag seja mantida enquanto o Frame é encaminhado para o roteador.
b.Para as portas que vão se conectar ao PC (Porta 3, 4 e 5), em Egress Rule selecione “Access” para que a tag seja removida antes que o Frame seja encaminhado para os PCs.
5.Após realizar as configurações, os dispositivos conectados no Switch pelas portas 3,4 e 5, irão pertencer à sub-rede diferentes e obter um endereço IP correspondente.
a.O dispositivo conectado ao switch pela porta 3 irá se conectar ao roteador pela LAN2, e terá o endereço IP 192.168.2.0/24 na sub-rede.
b.O dispositivo conectado ao switch pela porta 4 irá se conectar ao roteador pela LAN3, e terá o endereço IP 192.168.3.0/24 na sub-rede.
c.O dispositivo conectado ao switch pela porta 5 irá se conectar ao roteador pela LAN4, e terá o endereço IP 192.168.4.0/24 na sub-rede.